PREFEITURA DE SOCORRO DO PIAUÍ É CONTEMPLADA COM PROGRAMA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA (PEE)

O Programa de Eficiência Energética (PEE) estabelece a necessidade de realizar anualmente uma Chamada Pública de Projetos (CPP) pelas distribuidoras de energia. A CPP contempla projetos de diferentes segmentos: Industrial, Residencial (condomínios), Comercial, Poder Público, Serviço Público, Iluminação Pública e Rural. São selecionados os melhores projetos de cada segmento, de acordo com os critérios da comissão avaliadora da concessionaria.
A Prefeitura de Socorro do Piauí tinha participado do Programa em 2019, mas sem obter êxito na empreitada.

De acordo com o prefeito Zitim Coelho, “o projeto apresentado pela Prefeitura tem como objetivo tornar mais eficiente e modernizar os sistemas de iluminação pública de determinados locais, substituindo os equipamentos antigos, no caso as tradicionais lâmpadas de vapor de descarga em alta pressão, por modelos mais eficientes e modernos que utilizam tecnologia LED”.

Essa tecnologia tem como benefício a redução no consumo e na demanda de energia elétrica; economia financeira; melhor qualidade na iluminação das vias públicas, que proporciona maior benefício e segurança aos munícipes; redução na demanda com manutenção, novos equipamentos; descarte correto dos equipamentos antigos sem custo adicional ao município e sem prejuízo ao meio ambiente; ações de treinamento e capacitação a respeito de eficiência energética. Apesar de não ser um fator diretamente ligado à segurança pública, uma iluminação eficaz em pontos significativos traz uma sensação expressiva de segurança.

A implementação do Projeto já está sendo realizado pela empresa 3E, desde o dia 01 de julho de 2021.